quinta-feira, 18 de março de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DA PAZ

VOCÊ SABIA ...

NO ESTADO DE ALAGOAS EXISTE SECRETARIA ESPECIAL DE PROMOÇÃO DA PAZ (SEPAZ)

Recebemos a informação da realização de curso pela Secretaria Especial de Promoção da Paz através dos noticiários da TV. Observamos que esta Secretaria Epecial é dirigida pelo dep. federal (PSB), que apóia o governo federal; contudo esta mesma Secretaria tem o comando geral do Governador do Estado (PSDB), que é oposição ao governo federal. Isso em pleno ano de eleições, o que estaria acontecendo? Seria mais uma armação inter-partidária? A primeira opinião foi que mesmo aposentado, com espírito participativo/comunitário não iria participar desta aparente armação política. Mas... de repente recebi um telefonema de um companheiro que é uma fonte de referência do BEM e que me passou a informação de comprovada idoneidade das pessoas que estavam na Assessoria e Articulação do referido curso e logo a seguir recebi o convite via email com a programação de capacitação para participar do "Projeto Agentes da Paz".

O curso tinha como objetivo capacitar pessoas que iriam disseminar uma "Cultura de Paz" nas famílias, nas comunidades e na sociedade de um modo geral.

A duração do curso foi do dia 1º ao dia l5 de Março, com media diária de quatro horas, com os seguintes temas e palestrantes: "Responsabilidade Social e Cidadania" com a prof.Dra. Maristela Pozitano e o Juiz Dr.Alonso Filho"; Noções Comportamentais,Ética e Direitos Humanos com o Dr.Flávio Gomes da Costa"; "Mediação Em Conflitos, Direitos Humanos e Policia Comunitária" com o Major .PM Antônio Casado de Farias e Ten Helenedja Menezes; "Importância da Comunicação na Construção da PAZ com Dr. Nelson Ferreira; "Mediação em Conflitos -II-" com o CAP. PM Iran Rego e com o Ten Sidney Inácio; "Educação em Valores Humanos" com os Srs.Wiliton L. de Alcantra, Verônica L. de Alcantra, Alberto Cabús e Sra.Celina Gama; "Prevenção às Drogas" com o D. Urânio Paiva F. (Médico e Professor da UFAL), com a Major PM Valdenize Ferreira Lima e com o Sr. Jardel Aderico e finalmente a "Introdução à Cultura de PAZ com o casal 20: Sr. Prof. Dr. André Paiva Carnaúba e Sra. Dra. Prof. Maristela Pozitano.
Com essa competente EQUIPE, mesmo se tivesse por parte de alguém interesses exclusivamente político partidários ou promoção pessoal, NÃO seriam plenamente atendidos.

O que assistimos foram aulas de cidadania e que a PAZ não é completa sem a participação de TODOS, desmistificando a teoria de "SE QUERES A PAZ SE PREPARA PARA A GUERRA" tão difundida quando do período da chamada guerra fria entre as grandes potências.

Aprendemos que a PAZ não é apenas só o seu estado de espírito pessoal. A PAZ só existe se estamos juntos, comunidade civil, religiosa e política respeitando os direitos e deveres de TODOS. Lembramos da existência dos Direitos Humanos Universalmente conhecidos: todos com direito a saúde, educação, segurança, lazer e o sagrado direito de ir e vir que inicia na sua comunidade, na "Associação de Moradores", Jogando por terra aquele jargão "popular" ODEIO POLÍTICA; pois vivemos numa democracia e o direito emana do povo e em seu nome será exercido, como está na constituição, carta Magna do nosso país. E somos nós quem elegemos os nossos representantes, aqueles que vão administrar os nossos negócios, como aplicar impostos e priorizar as necessidades e interesses da coletividade.
Se as coisas não estão como deveriam estar, vamos mudar. Nossos representantes precisam se dar conta que a população não está sendo atendida em suas demandas, logo não está se sentindo representada. O que se nota com clareza é que perdemos o controle da nossa EMPRESA "ESTADO", pois os nossos “representantes” se organizaram em pequenos grupos chamados de PARTIDOS e se dividiram em Legisladores: Governadores e Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, Senadores e o Poder Executivo propriamente.
Estabeleceram os seus salários, gratificações, verbas de gabinete, passagens aéreas e de todo tipo dedicando uma enorme quantia dos nossos impostos para as suas mordomias e enriquecimento pessoal, chegando a transformar o ESTADO, nossa EMPRESA, nessa coisa que estamos vendo hoje.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ademir,

Muito bom o histórico da iniciativa da SEPAZ. Também concordo com teu diagnóstico/desabafo sobre a situação de indigência moral e completo desvirtuamento de "nossos representantes".
E não deixa de ser certo que vc está muito mais capacitado para PROMOVER A PAZ.
Um abraaço.
w.

ARIVANE DE ARAUJO COSTA disse...

Parabéns Ademir!
Por ter postado essa informação , você fez uma belíssima apresentação do que foi o curso.Concordo plenamente com o que você relatou,poistambém participei deste maravilhoso curso.

Anônimo disse...

Seria de bom proveito que os chamados "Líderes Comunitários" deixassem de ser apenas "Cabos Eleitorais" e participassem de Cursos como esse que você muito bem relatou e definiu,para funcionarem como agentes multiplicadores desses conhecimentos junto a coletividade.Sugiro que esse curso seja aberto para a comunidade em geral,em bairros diversos, utilizando-se os colégios do Estado fora do expediente normal isto, é nos sábados e domingos.SOUZA.

Anônimo disse...

Companheiro parabéns, a comunidade só tem a ganhar com lideres iguais a você que perde um pouco do seu precioso tempo para buscar novas alternativas para sociedade, porque a paz só existirá de fato, se voce tambem promover.
A paz está nessas inicitavas, nessas conversas com lideres, politicos, religiosos e comunitario, pois esta exposiçao dos seus problemas sempre aprendemos alguma coisa.

Chega de ficar jogando dama, dominó e falar da vida dos outros, trabalhem. Associacao é outra coisa,sigam este exemplo do companheiro ademir.

Ediluzia disse...

BOQUINHA COM O "DEPUTADO"
Um eleitor vai visitar um "amigo" deputado e aproveita para lhe pedir um emprego para o seu filho que tinha acabado de completar o supletivo do primeiro grau.

- Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom...

- Quanto é doutor?

- Pouco mais de dez mil reais! -Dez mil?

- Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não, doutor! Não tem uma vaguinha mais modesta?

- Só se for para trabalhar na Assembléia. Meio período. E eles estão pagando cinco mil!

- Ainda é muito, doutor! Isso vai acabar estragando o menino! O senhor não tem um emprego que pagasse uns mil ou até mil e duzentos reais?

- Ter eu até tenho. Mas aí e só por concurso e é para quem tem curso superior em Engenharia, Administração, Medicina, Economia, Direito ou Contabilidade, etc... E ainda tem que ter bons conhecimentos em informática, além de Inglês, Francês e Espanhol fluentes.
Ademir essa história é verdadeira.
Conte comigo. Gostei do seu blog e dos seus comentário.
Ediluzia . (procon 20 anos).

Eudson Verçosa disse...

Companheiro Ademir, boa iniciativa e parabéns por suas posições em benefício da "comunidade" do INOCOOP.

André e Maristela disse...

Caro Ademir

fico feliz que o Grupo de Construtores da Paz de vocês está indo a todo vapor.

acredito que será de grande importância a sua presença no sábado ai no Santos Dumont, com certeza estaremos aí com vocês

vocês estão com alguma dificuldade de abordagem em algum assunto ?

qualquer coisa que precisar, por favor entre em contato. VAMOS EXPERIMENTAR A FORÇA DA PAZ e perceber que não existe partidarismo político nem religioso na PAZ

depende de nós, lembre-se que "é no silêncio dos Bons que os Maus Prosperam"

muita Paz

André e Maristela